2020 e a mudança sobre o consumo

Muito além do preço: é assim que começa o report para este ano de 2020 do IBM Institute for Business Value, que mostrou, através uma pesquisa, que os consumidores estão cada vez mais motivados a procurar algo que seja além do quanto pagam por um serviço ou produto.

Com a conectividade, consumidores – e o marketing – ingressaram no que Kotler – autor de diversos livros vistos como “bíblias” do ramo – chama de Marketing 4.0. A forma de comprar mudou e é notória. Tudo hoje é mais conectado e reconectado. Consumidores falam de produtos e serviços, partilham suas opiniões e experiências. Isso mudou para sempre a forma como empresas lidam com o comportamento do consumidor.

A atividade de compra, por exemplo, mudou bastante nos últimos anos. Antes o ato da compra era algo planeado e contido, mas, atualmente, consumidores tendem a comprar mais dependendo do humor, algo como: presenteiam a si próprios ou aos outros sem planeamento. É o que chamamos de “micro-momentos”. Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 consumidores fazem isso e 35% deles faz pelo menos uma vez por semana.

Outro ponto levantado pela pesquisa foi a sustentabilidade. Seis em cada 10 consumidores dizem-se dispostos a mudar seus hábitos de consumo para poder reduzir a poluição do meio envolvente. Oito em 10 dizem que acham importante a questão de sustentabilidade. E mais de 70% diz que pagaria até 35% a mais nos preços de marcas sustentáveis.

A pesquisa teve mais de 18 mil inquiridos e pode ser vista completa neste link.

Rinaldo Zirrah
rinaldow@gmail.com

Comunicação, design, arte, cultura e branding