Para cima

A proatividade e perfil colaborativo podem ser um problema?

Se você jogar agora no Google apenas a palavra “proatividade”, a busca retorna com inúmeros sites e artigos sobre essa postura no trabalho. Existem diversos livros sobre o tema, debates, workshops sobre “como ser proativo no trabalho”. Em qualquer entrevista de emprego, o pessoal de “Recursos Humanos” (ou Gente e Gestão, como muitas empresas têm nomeado), vai apurar seu perfil e tentar ver – e ouvir – que você é proativo.

Mas … e quando isso se torna um problema?

Desde 2015 tenho ouvido relatos de amigos e conhecidos que estão passando por certas dificuldades com seus gestores sobre “ser proativo”. Não que eles não sejam, mas o problema é justamente… ser. Depois de um tempo, a maioria destes chefes (talvez sem a famosa postura de líder) acha um problema ter um funcionário muito proativo – e colaborativo.

Bruno, de 28 anos, ficou dois numa empresa de médio porte. Durante este tempo, ao ver algumas falhas em outras áreas correlatas ao seu cargo, elaborou um relatório em que apontava as falhas e mostrava o que podia melhorar. Ao mostrar ao seu gestor isso, foi duramente criticado, já que “não competia a ele este tipo de trabalho”.

Camila, de 32, trabalhou um ano e sete meses numa empresa de grande porte. Sua contratação foi por conta de seu perfil proativo e multitasker. Nos primeiros meses, tentou implementar melhorias na comunicação empresarial como um todo (ela trabalhou no departamento de comunicação), mas foi criticada por querer “colocar muito a mão na massa em tudo”.

Existem diversos perfis profissionais com esse traço. São pessoas que, além de suas tarefas, olham como um todo onde trabalham. É aquela velha história de “olhar de dono”. E quando isso acontece, funcionários com cargo de liderança simplesmente fazem um bloqueio, sempre com uma postura de “isso não é da sua competência”, mesmo que a análise e crítica sejam pertinentes.

Afinal, a proatividade e este espírito colaborador podem ser um problema real nas empresas?

Escrito por

Carioca, publicitário e um entusiasta das artes :)

rinaldow@gmail.com